(Artigo)Os animais nos tornam humanos

Os aborígenes têm um ditado : “Os animais nos tornam humanos/humanizam”. Agora sabemos que isto, provavelmente, é literalmente verdadeiro. Não seríamos quem somos hoje se não tivéssemos co-evoluído com os cães.

convivencia

Também acho que é verdade, de uma forma diferente, que todos os animais nos humanizam. É por isso que espero que possamos começar a pensar de forma mais respeitosa sobre a inteligência e os talentos dos animais. Isto seria ótimo para os humanos pois há muitas coisas que não podemos fazer , que os animais podem. Nós poderíamos contar com a ajuda deles.

Mas também seria bom para os animais. Inicialmente os animais começaram a conviver com os humanos porque as pessoas precisavam deles e eles precisavam das pessoas. Hoje em dia os cães ainda precisam das pessoas, mas as pessoas esqueceram o quanto precisam dos cães para tudo que vai além de amor e companheirismo. Isto provavelmente é suficiente para aquelas raças que foram criadas para serem animais de companhia, mas muitas das raças maiores e praticamente todas as raças mistas foram preparadas para trabalho. Ter um trabalho para realizar é parte da sua natureza, é quem eles são.  É  triste ver que atualmente, que  quase mais ninguém vive do pastoreio de ovelhas, a maioria dos cães está desempregada.

Mas não precisa ser assim. Li uma pequena história no website da Associação dos Medicos Veterinários Norte Americanos que mostra as incríveis coisas que os animais são capazes de fazer, e que fariam , se nós lhes déssemos a chance. Era sobre um cão chamado Max que tinha se treinado para monitorar os níveis de açúcar de sua dona, mesmo quando ela estava dormindo. Ninguém sabe como Max tinha aprendido isso, sozinho, mas minha opinião é que as pessoas devem ter um cheiro ligeiramente diferente quando seus níveis de açúcar no sangue estão baixos, e Max tinha percebido isso. A dona dele tinha diabetes num nível bem grave e caso seu nível de açúcar no sangue diminuísse durante a noite, Max acordaria seu marido e ficaria empurrando ele com o focinho até ele se levantar e cuidar dela.

Você precisa pensar sobre esta história por apenas cinco segundos para perceber o quanto os cães têm para oferecer. Os cães e muitos outros animais.

******                                                   ********

As pessoas sempre me perguntam como eu posso trabalhar na indústria de empacotamento de carne, sendo que amo tanto os animais. Pensei muito sobre isso.
Depois de desenvolver meu sistema nos matadouros, para que os animais não sintam medo antes do abate, lembro de olhar para o gado, para as centenas de cabeça de gado, em seus currais. Estava triste por ter acabado de projetar um abatedouro super eficiente. Pois as vacas são os animais que mais amo.

Olhando para estes animais eu percebi que nenhum deles sequer existiria se os humanos não os tivessen criado. E desde este momento venho acreditando que nós criamos estes animais e portanto somos responsáveis por eles. Devemos proporcionar-lhes uma vida e uma morte decentes e suas vidas devem ter o mínimo possível de stress. Este é o meu trabalho.

Agora estou escrevendo este livro porque desejo que os animais possam ter mais do que uma vida com pouco stress e com uma morte rápida e indolor. Meu desejo é que os animais tenham uma boa vida, também, com algo útil para fazer. Acho que devemos isso a eles.

Outra razão para escrever este livro é que quero inspirar mais jovens para fazer o que eu faço. Eu me preocupo com quem vai continuar o meu trabalho. Há grande necessidade de mais estudantes que se envolvam com o trabalho prático no campo. O agente mais poderoso para uma mudança realmente construtiva é frequentemente uma pessoa que tem tanto formação universitária quanto experiência prática. A experiência prática no campo mantém a pessoa aterrada na realidade, mas a educação superior provê o conhecimento que vai habilitar a pessoa a desenvolver soluções práticas efetivas para os problemas. Um bom trabalho de campo requer, às vezes, semanas ou até meses de contínuo trabalho duro. Meu trabalho é cansativo, estressante e sujo, mas é também altamente recompensador ver o progresso e saber que ajudei a melhorar a qualidade de vida de muitos animais.

Não sei se algum dia as pessoas poderão falar com os animais como o Dr Doolittle conseguia, ou se os animais poderão responder. Talvez a ciência possa dizer algo a respeito disso.

Mas sei com certeza que as pessoas podem aprender a “falar” com os animais, e a escutar o que os animais têm a dizer, melhor do que conseguem atualmente. Também sei que muitas vezes as pessoas que conseguem falar com os animais são mais felizes do que aquelas que não conseguem. Nós já fomos animais um dia e quando nos tornamos seres humanos perdemos algo. Quando estamos perto dos animais, recuperamos parte daquilo que perdemos.

Fonte: Traduzido do livro “Animals in Tranlation” de Temple Grandin.


Itens relacionados:

  1. (Artigo)O vínculo entre seres humanos e animais
  2. (Artigo) Convivência saudável – Relação com os animais passa a ser considerada indicador de qualidade de vida
  3. Animais ensinam que os seres humanos podem aprender a “ver” pelo som
  4. Remédios de humanos podem fazer mal aos bichos
  5. Praia para cachorros de San Diego tem regras para animais e humanos
Voltar