dez 04 2009

Censo 2010 desconsidera os animais de estimação

Saber quantos animais de estimação há em cada lar é fundamental para que um país programe200262195-001 campanhas de vacinações contra importantes doenças, como a raiva. Mas, apesar das constantes recomendações do segmento veterinário, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais uma vez não incluiu essa questão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada em meados de novembro, como uma prévia do levantamento sobre a realidade populacional do país.

Entidades do setor, como o Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), a Anclipeva (Associação Nacional de Clínicos Vetrinários de Pequenos Animais), e a Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos e Assessórios para Animais de Estimação), entre outras, são unânimes ao afirmar que a exclusão desses dados de pesquisa reflete negativamente em algumas ações relacionadas à saúde pública.

O questionário de Amostra de Domicílios tem 81 perguntas e é respondido por apenas uma parte da população. As questões são resultado de várias discussões internacionais que procuram identificar estatísticas e retratar a população. Segundo a assessoria de imprensa do IBGE, o motivo para a exclusão destes dados é o custo. Quanto maior o questionário, mais caro e demorado fica. Para o Censo 2010, o IBGE prevê um gasto de R$ 1,4 bilhões.

Milson Pereira, diretor executivo do Sindan, questiona como o governo poderá prever a quantidade de material a ser distribuído para campanhas de vacinação antirrábica se o número de animais por município é desconhecido.
- Hoje, os Ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não dispõem de informações que permitam uma programação confiável, podendo enviar quantidades insuficientes de vacinas a uma cidade e em excesso para outras.

Para auxiliar as empresas de saúde animal no direcionamento de suas ações, o Sindan trabalhou em uma pesquisa para mapear a população pet no Brasil. O levantamento estimou que o país tem hoje 25 milhões de cães e sete milhões de gatos nas classes A, B e C. A inclusão dessa questão no censo aumentaria o conhecimento sobre o número de animais de estimação por Estados e municípios, o que é relevante para o planejamento de ações voltadas para a saúde humana e animal.

Fonte: R7


Itens relacionados:

  1. O que dizem as leis sobre animais de estimação em condomínios
  2. Animais de estimação “trabalham” com tutores em escritórios
  3. Tigres como animais de estimação.
  4. Pequenos objetos viram perigosos “petiscos” para animais de estimação
  5. Animal de estimação pode fazer dono abandonar o vício no cigarro
Voltar